Junta de Freguesia de Mafra Junta de Freguesia de Mafra

História

Mafra, localizada em Portugal, é uma vila que serve como sede do município de Mafra. No último censo realizado em 2021, a população do município totalizava 86.521 habitantes, distribuídos por uma área de 291,66 km² e compreendendo um total de 11 freguesias.

O município de Mafra faz fronteira ao norte com Torres Vedras, ao nordeste com Sobral de Monte Agraço, a leste com Arruda dos Vinhos, a sueste com Loures e ao sul com Sintra, possuindo litoral no oceano Atlântico a oeste. A população de Mafra representa apenas 3% da população total da área metropolitana. Sua densidade populacional é de aproximadamente 243 habitantes por quilômetro quadrado.


Mafra destaca-se pelo seu crescimento demográfico e urbano, mantendo uma paisagem associada ao ambiente rural, com recursos naturais, culturais e arquitetônicos de importância nacional. O Palácio Nacional de Mafra, Patrimônio Mundial da Humanidade, é um exemplo notável, assim como a Tapada Nacional de Mafra, a aldeia da Mata Pequena, o Penedo do Lexim, a Reserva Mundial de Surf da Ericeira e produtos culinários distintos, como o Pão de Mafra.




Do ponto de vista geográfico, Mafra está situada no noroeste da Área Metropolitana de Lisboa e integra a zona litorânea norte atlântica. Faz fronteira ao norte com Torres Vedras, ao nordeste com Sobral de Monte Agraço e a leste com Arruda dos Vinhos. Ao sudeste e sul, estão localizados os municípios de Loures e Sintra, respetivamente. O crescimento populacional, impulsionado por melhorias nas vias rodoviárias, contribuiu para a expansão da Área Metropolitana de Lisboa em direção à região Oeste. Mafra desempenha um papel de ligação entre a Área Metropolitana de Lisboa e a região Oeste, assim como entre os outros municípios atlânticos da AML Norte, como Sintra e Cascais.

© 2024 Junta de Freguesia de Mafra. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia